quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Sessão n.º 1
Ao encontro de... O Rio Sagrado (1951), de Jean Renoir

Cartaz de Marcelo Pereira

A sessão número inaugural do ciclo de filmes Ao Encontro De... é já amanhã, dia 26 de outubro pelas 14h00, na Sala de Visionamento da Escola Superior de Teatro e Cinema. E é com enorme expectativa que começaremos este ciclo com O Rio Sagrado, realizado por Jean Renoir em 1951, apresentado pelo Professor João Maria Mendes.

O que é o ciclo Ao Encontro De...?

São sessões públicas e semanais de apresentação, visionamento e discussão de curtas e longas-metragens organizado pelos alunos de cinema do 3.º ano (2012-13) Flávio Gonçalves e Rúben Gonçalves, havendo uma alternância entre os filmes de origem portuguesa e estrangeiros. Há um especial cuidado na seleção dos filmes portugueses, privilegiando os filmes dos cineastas cujo percurso se relaciona, direta ou indiretamente, com a Escola Superior de Teatro e Cinema

As sessões, a ocorrerem a cada sexta-feira às 14h00, contarão, no caso dos filmes portugueses, com a presença daqueles que estiveram envolvidos no processo criativo do filme ou que, de alguma forma, nos podem elucidar sobre a sua importância (professores, realizadores, programadores e críticos). No caso dos filmes estrangeiros, os organizadores ou eventuais convidados (alunos, professores...), poderão apresentar o filme e lançar o debate a ocorrer após o visionamento. 

Neste debate, não é de excluir, por exemplo, o recurso a excertos fílmicos de obras que relacionem com a visionada. Na maioria das sessões haverá, antes da longa-metragem definida na lista, uma curta- metragem realizada e produzida na ESTC a antecedê-la.

De modo a promover e divulgar as sessões anunciar-se-ão os filmes programados a cada mês nesta página de Facebook e neste blogue. No caso deste espaço publicar-se-ão textos de reflexão escritos pelos organizadores e convidados que vão acompanhando as sessões e as questões suscitadas pelos filmes. No final, espera-se criar uma publicação conjunta em papel sobre esta iniciativa, que reúna todos os textos redigidos e informação respectiva às sessões, a ser disponibilizada, no final, na biblioteca da ESTC.

O nosso objetivo passa por divulgar e discutir uma cinematografia e um património relacionado com a ESTC que para muitos permanecem algo obscuros, revisitando alguns filmes que poderão ser representativos dessa escola e do cinema português na generalidade. No caso dos filmes estrangeiros o objetivo passa por promover o debate sobre obras que têm relevância, no entendimento dos organizadores, por questões estéticas (mise-en-scène, montagem, fotografia, som...) acompanhadas de uma reflexão sobre o contexto histórico-cultural em que foram concebidas e de que forma se relacionam com o presente.

Cada sessão, no momento da apresentação e discussão, será filmada, sendo que o registo audiovisual será colocado online publicamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário